Cerca de 44% dos homens brasileiros acima de 40 anos apresentam algum grau de dificuldade de ereção e apenas 15% destes procura tratamento urológico, apesar das possibilidades de tratamento disponíveis serem eficientes e seguras.
Disfunção erétil é a incapacidade do homem em obter ou manter uma ereção satisfatória para uma relação sexual. Popularmente o problema é conhecido pelo nome de “impotência”. A diminuição da função erétil ocorre com o envelhecimento e pode se iniciar a partir dos 40 anos para alguns homens. Cerca de 60% dos homens acima de 60 anos apresentam algum grau de dificuldade de ereção, que aumenta progressivamente nos anos seguintes.
Uma boa saúde sexual está diretamente relacionada ao modo de vida dos homens. São muitos os problemas de saúde que podem ocasionar a disfunção erétil e podem estar relacionadas a:
- Doenças neurológicas (derrame cerebral, mal de Parkinson e Alzheimer).
- Medicamentos (utilizados para outras finalidades e que prejudicam a ereção).
- Causas hormonais (alterações de hormônios masculinos).
- Doenças cardiovasculares (problemas no sistema circulatório, pressão alta, diabetes).
- Doenças urológicas (cirurgia ou radioterapia para câncer de próstata).
- Outras causas (colesterol alto, consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas recreativas, depressão, estresse, obesidade).
Mas os obstáculos podem também ser psicológicos:
- Ansiedade.
- Questões conjugais e/ou problemas de relacionamento.
- Para manter a saúde sexual é muito importante procurar um urologista assim que surgirem os primeiros sintoma de disfunção erétil.